EXTENSÔMETROS COLÁVEIS DE RESISTÊNCIA ELÉTRICA

>> ACESSÓRIOS PARA APLICAÇÃO DOS EXTENSÔMETROS

Produtos e materiais necessários à aplicação do extensômetro no local em que irá atuar, seja em extensometria, seja em transdutores. Muitos dos materiais necessários podem ser facilmente encontrados e adquiridos. Outros são mais específicos.
Com a intenção de proporcionar facilidades, a EXCEL SENSORES dispõe de alguns desses acessórios, que são apresentados conforme sua finalidade.

TERMINAIS COLÁVEIS DE LIGAÇÃO

Têm a finalidade de servir como conexão entre a fiação proveniente do extensômetro, em fios muito finos e delicados, e a fiação direcionada à instrumentação de leitura, em fios muito mais robustos.

A EXCEL SENSORES apresenta-os em tiras com 8 pares de terminais paralelos, em formas identificadas por T e D.

A forma T é a tradicional. A forma D apresenta um terminal em I e outro em Y, que transforma um dos fios em duas ligações, e permite assim construir as ligações 3 com fios.

MATERIAIS AUXILIARES NA PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE
(superfície da peça, no local onde será posicionado o extensômetro)

REMOVEDOR
Recomendado para eliminar pequenas oleosidades e gorduras da superfície da peça, em local já pré limpo e lixado, onde será aplicado o extensômetro.
Recomendado também para ser utilizado nos objetos empregados em sua manipulação (pinças, tesouras, etc.), bem como nos locais de trabalho (bancadas,etc)

CONDICIONADOR
Recomendado para eliminar pequenas oxidações superficiais, especialmente encontradas em superfícies de aço.

NEUTRALIZADOR
Neutraliza a ação do CONDICIONADOR.

FIXADORES E MATERIAIS AUXILIARES

FIXADOR KBR-60

Recomendado para utilização em ensaios de extensometria.
Após sua aplicação é necessário uma cura à temperatura ambiente durante 5 minutos, sob pressão do dedo polegar do aplicador, após o que pode-se executar as respectivas ligações elétricas e proteções.
Ensaios devem ser executados após 10 horas.
Formado por dois componentes que devem ser previamente misturados, dispondo-se de apenas 1 minuto para utiliza-lo.  Assim sendo, recomenda-se que esta mistura seja feita a cada extensômetro que se for utilizar.
Fornecido em conjunto com a FITA ADESIVA FK-1 e PELÍCULA DE TEFLON.

FIXADOR KBR-104/105

Recomendado para utilização em ensaios de extensometria.
Após sua aplicação é necessário uma cura à temperatura ambiente durante 3 horas, mediante pressão exercida por grampos auxiliares, após o que pode-se executar as respectivas ligações elétricas e proteções.
Ensaios devem ser executados após 24 horas.
Formado por dois componentes que devem ser previamente misturados, dispondo-se de apenas 1 hora para utiliza-lo. o que possibilita preparar esta mistura para vários extensômetros.
Fornecido em conjunto com a FITA ADESIVA FK-1 e PELÍCULA DE TEFLON e ALMOFADA DE BORRACHA SILICONE.

FIXADOR KBR-610
Recomendado para a utilização em transdutores, em ensaios de extensometria de grande precisão e de longa duração, em ambientes de temperatura elevada.
Após a sua aplicação é necessário uma cura a aproximadamente 120 a 175°C, por duas horas, com o extensômetro sob pressão de grampos de 1 a 5 kg/cm2.
Formado por dois componentes, que devem ser previamente misturados, antes da aplicação.
Fornecido em kits com 10 g, 20g, 40g. e 50g, onde acompanha pincel de aplicação.

FITA ADESIVA FK-1
Para auxiliar na manipulação, transferência e posicionamento dos extensômetros, quando de sua fixação. Própria para ser submetida às temperaturas e pressões decorrentes da utilização de fixadores, sem apresentar alterações nem interferências. Não reage nem danifica o extensômetro, facilitando sua posterior remoção.
Material importado e fornecido em rolos com 12 mm de largura.

ALMOFADAS DE BORRACHA SILICONE
Permite uma uniformização na distribuição da pressão aplicada sobre o extensômetro, durante o processo de fixação, sem danifica-lo.
Fornecido em envelopes com 12 peças de 40 mm x 40 mm.

PELÍCULA DE TEFLON
Colocada sobre o extensômetro quando se procede à sua fixação, isola-o do que lhe estiver acima.
Fornecido em rolos de 100 mm x 2 m.

MATERIAIS COMPLEMENTARES DA SOLDAGEM

FIO DE LIGAÇÃO
Fio condutor de cobre, isolado eletricamente por verniz, com o diâmetro de 34 AWG, para ligações elétricas, seja do extensômetro ao TERMINAL COLÁVEL DE LIGAÇÃO, ou outras que se fizerem necessárias.
Fornecido em carreteis com 30 m.

ACABAMENTO DE PONTOS DE SOLDA
Para aplicação nos diversos pontos de solda, tendo em vista os resíduos que se formam a partir do fluxo resinoso existente nos fios de solda, e cuja presença proporciona fugas de corrente elétrica e instabilidade de leituras.

PROTEÇÕES

São produtos que visam proteger principalmente contra umidade, mas também contra alguma ação mecânica, não só os extensômetros, mas todo o local, pontos de solda e circuitos elétricos envolvidos.

RESINA SILICONE RK
Líquido viscoso, que se polimeriza rapidamente em contato com o ar, transformando-se numa fina camada de borracha silicone, envolvendo o local.
Fácil aplicação, com pequeno pincel. Permite contato manual após poucos minutos, embora a proteção comece a ser proporcionada após 2 horas. Ótima proteção contra umidade. Boa proteção contra pequenas ações mecânicas.
Fornecido em frascos com 10 g, contados em kits com 1, 2, ou 4 frascos.

BORRACHA SILICONE SK
Produto, na forma de pasta, que se polimeriza em contato com a umidade do ar, transformando-se numa camada de borracha protetora, que adere ao local aplicado. A cura completa se dá em 24 horas, à temperatura ambiente.

Deve ser aplicado em camada de espessura bem pequena, com o auxílio de uma pequena espátula de madeira. Camadas maiores podem originar pequenas rachaduras pela sua contração durante a cura, exigindo o seu repreenchimento. Excelente proteção mecânica.
Fornecido em bisnagas com 50 g.

CERA DE PROTEÇÃO WK
Excelente proteção contra água e umidade. Protege em ambientes até 60 oC.
Baixa proteção mecânica: não recomendado para locais onde possa haver alguma manipulação após sua aplicação. Baixa proteção contra solventes. Baixa acomodação: não recomendado para ensaios dinâmicos ou de alto alongamento.